Matthew Gray Gubler sempre um passo a frente em Criminal Minds

Ele já levou um tiro anteriormente.

Duas vezes, de fato.

Ele também já foi infectado por Anthrax, viciado à força em Dilaudid, um potente derivado da morfina, e mantido refém e agredido pelos galãs dos anos 90, Luke Perry e James Van der Beek.

Dr. Spencer Reid (personagem interpretado por Matthew Gray Gubler) enfrentou a morte inúmeras vezes nos últimos anos. Mas há algo sobre a forma como ele levou um tiro no pescoço no último final de temporada, por um pregador cafetão mesquinho empunhando uma Uzi – ou talvez um cara empunhando uma Uzi pregando o cafetão – levou muitos fãs a acreditarem que o moço dos cabelos assanhados já era.

Matthew Gray Gubler como Dr. Spencer Reid, na 10ª temporada.

Matthew Gray Gubler como Dr. Spencer Reid, na 10ª temporada.

No entanto, Matthew Gray Gubler, nativo da cidade de Las Vegas, que está estreando a sua 10ª temporada em Criminal Minds, como Dr. Spencer Reid,  estava alheio ao pânico que estava se espalhando em várias mídias sociais e sites de fãs.

‘Sabe, eu não estava ciente disso’, ele admite. ‘Eu sou do tipo não tão tecnologicamente antenado. Então, a menos que as pessoas me digam isso na vida real, eu realmente fico sem saber de nada’.

Gubler, com 34 anos, diz que fala com seus pais – o advogado John Gubler e ex-presidente de um Grupo de Opinião Pública de Nevada, Marilyn Gubler – ‘quase todos os dias’, então eles sabiam que ele não estava prestes a ficar desempregado.

Ele também foi poupado do incômodo de ter de tranquilizar os amigos preocupados, porque, diz ele, ‘eu não acho que muitos dos meus amigos sequer sabem que estou no show, para ser honesto.’

Ele está brincando.

Na maior parte.

Dr. Spencer Reid

Dr. Spencer Reid

Jamais um entretenimento de atmosfera vibrante e calma, Criminal Minds ainda conseguiu terminar a temporada 2013-14 como a 12ª série mais assistida da TV, um feito incrível para uma série veterana, sem as letras “NCIS” em seu nome. E, dado os frequentes revezamentos na A&E e ION, a maioria da América deve ter topado com Reid e o resto da Unidade de Análise Comportamental do FBI em algum ponto.

Depois de nove temporadas, Gubler tem retratado o gênio socialmente desajeitado há mais tempo do que Michael J. Fox foi Alex P. Keaton. Mais tempo do que Tom Selleck foi Magnum. E, como ele, rápido, afirma, “mais do que Alf foi Alf”.

Criminal Minds está no ar por tantos anos, os fãs, literalmente, cresceram com o Spencer Reid de Gubler.

‘Eu encontrei com jovens que têm 20 anos e que assistem a série há 10 anos’, diz ele. ‘Eu vejo que há uma oportunidade única e muito agradável de meio que ajudar a enriquecer a vida das pessoas, esperançosamente, por ser um amigo que eles têm na TV ou alguém que eles podem, tipo, olhar e aspirar serem como. Espero que ele continue a ser um herói para as pessoas’.

Em primeiro lugar, isso é incrível. É uma forma incomum de natureza doce e otimista de olhar para a relação ator-espectador.

Em segundo lugar, quem anda deixando seu/sua filho(a) assistir à Criminal Minds precisa ser colocado na cadeia.

Enquanto ele não puder segurar uma vela sangrenta para algumas das passagens mais incrivelmente sombrias da TV a cabo, o drama da CBS é facilmente uma das séries mais perturbadoras na história da rede de TV.

A enciclopédia da Criminal Minds subdivide os suspeitos do show (UnSubs) nas seguintes categorias: assassinos em série, assassinos vorazes, assassinos em série que se tornaram assassinos em surto, criminosos ansiando ser serial killers’, assassinos florenscendo em surto, incendiários em série, homens-bomba em série, estupradores em série, estupradores-assassinos em série, pedófilos, perseguidores, líderes de cultos, abdutores e equipes/famílias assassinas.

‘Isso definitivamente me assombra, infelizmente’, diz Gubler da acumulação das escuridão que ele encontra todos os dias no trabalho.

‘Eu gostaria que Reid realmente tivesse uma namorada que não fosse morta no show’, acrescenta. ‘Eu acho que a coisa mais subversiva que os escritores podem fazer neste momento é deixar Reid ser feliz em vez de mantê-lo permanentemente em estado de frenesi e tristeza. … Eu adoraria que coisas lindas e adoráveis acontecessem com Reid’.

Tendo filmado oito episódios da temporada 10, Gubler relata que Reid está totalmente recuperado do trauma das duas partes do final da 9ª temporada, que também colocou o profiler do FBI em recuperação à mercê de um vice-xerife homicida que estava se passando por enfermeiro.

‘Ele está firme. Ele está indo muito bem, na verdade’, diz Gubler de seu alter ego. ‘Ele sente falta de Alex Blake (Jeanne Tripplehorn, cujo último episódio foi o final da 9ª Temporada), mas ele tem uma nova amiga em Kate Callahan’, interpretada pela recém-chegada, Jennifer Love Hewitt.

Callahan and Reid

Callahan and Reid

Embora ele tenha em maior parte atuado na Academia de Las Vegas, a paixão de Gubler sempre foi fazer filmes. Em janeiro, ele irá dirigir outro episódio, algo que ele já fez pelo menos uma vez a cada ano desde a quinta temporada.

É muito cedo para saber sobre o que o episódio será, mas Gubler tem uma boa ideia de como serão nossas reações ao episódio.

‘Nossa sala escritores é fantástica e tão encorajadora. E eles sabem que eu gosto das coisas mais extravagantes e estranhas. Quando os escritores sabem que eles estão trabalhando comigo, eu espero inspirá-los para criar algo um pouco fora do normal’.

Enquanto as demandas de Criminal Minds o mantém em Los Angeles durante grande parte do ano, Gubler vai para casa, no vale, o máximo que consegue. ‘Tenho a sorte de ser da melhor cidade do universo’, ele se orgulha. ‘Eu me sinto como se ela fosse um dos meus amigos mais queridos’.

Tendo apenas estado em Las Vegas no início de setembro para a estreia de “Kinky Boots” no Centro Smith de Artes Cênicas,  ele  consideraria um compromisso de retorno? Talvez algo como “Uma Noite com Matthew Gray Gubler”?

Eu adoraria isso! Sim! Eu adoraria mais do que tudo,”declara. “Espero que um dia no futuro quando tiver um pouco mais de tempo.Eu fiz isso uma vez em New Hampshire, e foi uma das coisas mais divertidas da minha carreira profissional. Foi apenas uma espécie de narrativa para um grupo de pessoas mantidas presas em um quarto. Então, eu espero poder prender um monte de gente no Centro Smith e lhes contar histórias engraçadas”.
Até , ele é grato em manter-se ocupado protegendo o mundo da TV de todos aqueles tipos estranhos, psicopatas assustadores, sem mencionar aquelas indescritíveis assassinatos em equipes/famílias.
“Estou numa posição muito feliz de poder dizer que eu tenho interpretado um personagem por tanto tempo. Tem sido uma aventura divertida. “

Tradução: Thais Barbosa N. Morais.

Revisão: Dayana Alves Coelho.

Fonte: Las Vegas Review Journal.

8 respostas em “Matthew Gray Gubler sempre um passo a frente em Criminal Minds

  1. Este rapaz é muito talentoso, me faz lembrar de Jhonny Deep.
    A indústria cinematográfica deveria convidá-lo para trabalhos diferentes, acredito que até ela se surpreenderia. 🙂
    Conheci a série a pouco tempo através de meu filho e todos os dias a assistimos juntos. Estamos na segunda temporada.
    Quão bom seria se na realidade tivéssemos muitos Doutores Rides nas polícias, mas como é impossível existir alguém com um “crânio” abençoado desses o jeito é aprender um pouco com a série e se desviar dos malucos. 🙂
    Um grande abraço a todos que curtem a série.

  2. Gosto de assistir a série com frequência, adoro e admiro o trabalho de toda a equipe, entretanto o trabalho do Matthew Gray Gubler, supera qualquer expectativa. É muito bom vê-lo atuar e seu personagem com aquele conhecimento é um espetáculo. Espere que a série continue nos mostrando como fazer um trabalho de televisão de bom nível, além de nos ensinar muitos sobre esses homens de comportamento monstruoso e obscuro.

  3. Eu comecei a ver Criminal Minds a um mês, e já vi todos os episodios de todas as temporadas, e me apaixonei pelo Matthew concordo que ele tenha que ser feliz, chega de tanta coisa ruim, e concordo que ele seja um Jhony Depp, que é meu ator favorito.

Deixe um comentário

