Os cabeças por trás da trilha sonora de Criminal Minds

Steffan Fantini, Marc Fantini e Scott Gordon, o trio responsável pela trilha sonora de Criminal Minds.

Steffan Fantini, Marc Fantini e Scott Gordon, o trio responsável pela trilha sonora de Criminal Minds.

O suspense emocionante e psicológico de Criminal Minds faz com que o drama da CBS seja um dos mais viciantes programas de TV. O talento dos escritores e do elenco contribuem para o seu sucesso, claro, mas existe um fator essencial que é frequentemente esquecido: a música. Marc e Steffan Fantini têm feito a trilha junto com Marc Gordon desde a estreia da série em 2005, e ajudaram a criar muitos dos momentos que nos deixam de queixo caído.

‘A maneira como se faz a trilha sonora é responsável por uma grande parte da reação do público’, disse Steffan por telefone sobre shows e filmes. “Se você tivesse esta grande cena de ação, ou esse momento romântico, ou um momento assustador, sem música, não estaria realmente completo.”

Os irmãos Fantini mantêm a parceria com Scott Gordon, engenheiro e produtor musical, que eles conheceram durante a gravação de um álbum do Ringo Starr. Gordon estava interessado em estender seus talentos também para trilhas sonoras, e o trio começou a trabalhar em dois programas no início de 2000: “Criminal Minds” e “Army Wives”. No ar em 2005, a trilha sonora de “Criminal Minds” foi imediatamente reconhecida pela American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP), e os irmãos Fantini e Gordon ganharam seu primeiro prêmio ASCAP na categoria “Top TV series in 2006”. ASCAP, desde então, tem sucessivamente indicado  “Criminal Minds” para o prêmio “Top TV Series” até 2013. “Army Wives” também recebeu o prêmio na mesma categoria por sete anos consecutivos, de 2007-2013. Eles sentem que a receita para o seu sucesso tem sido seu esforço colaborativo .

Steffan, Scott e Marc já foram premiados diversas vezes pela ASCAP por seu trabalho em Criminal Minds.

Steffan, Scott e Marc já foram premiados diversas vezes pela ASCAP por seu trabalho em Criminal Minds.

“Com o Scott, temos três cérebros funcionando como uma máquina,” disse Marc. “Temos um tempo limitado, e os três juntos podem realizar o trabalho mais rapidamente e ao mais alto nível possível.”

Originalmente de Nova York, os dois irmãos tocaram em uma banda de rock anos antes de criarem a trilha do seu primeiro filme, em 1999, chamado ‘The Moment After’. E desde então, expandiram seu currículo diversificando-o, buscando incluir projetos bem diferentes de Criminal Minds. Marc e Steffan produziram a trilha da comédia Mom’s Night Out, usando uma orquestra completa, o que eles esperam fazer novamente no futuro. Eles também criaram uma trilha “muito pessoal e intimista” para Army Wives, série veterana do canal Lifetime. Um de seus projetos mais recentes é o filme de ficção científica Space Station 76, estrelado por Matt Bomer e Liv Tyler.

Os irmãos Fantini no estúdio de gravações da trilha sonora do filme "Mom’s Night Out".

Os irmãos Fantini no estúdio de gravações da trilha sonora do filme “Mom’s Night Out”.

‘Qualquer projeto que é colocado em nossas mãos é sempre um desafio, e nós sempre queremos fazer o nosso melhor e tentar fazer algo nunca antes ouvido’, disse Steffan.

Enquanto tanto a TV como os filmes têm certos desafios – tais como prazos apertados e preencher a visão do diretor – Marc e Steffan concordam que trabalhar com pilotos tende a ser o mais estressante. Um primeiro episódio tem o poder de dissuadir ou convencer a emissora a seguir em frente com a série e, com isso, há várias opiniões em cima dos compositores.

“Principalmente todas as mudanças loucas chegam, praticamente, em cima da hora. Então você está escrevendo, você está escrevendo e toda a gente diz “Está ótimo!” e na noite anterior ao final do prazo, eles podem dizer, ‘Quer saber? Há alguém nessa sala que não gostou de nada disso, portanto, você tem que reescrever tudo até amanhã de manhã”, explicou Marc. “E isso aconteceu mais de uma vez.”

Steffan Fantini, Matthew Gray Gubler, Scott Gordon e Marc Fantini nos bastidores das gravações de Criminal Minds.

Steffan Fantini, Matthew Gray Gubler, Scott Gordon e Marc Fantini nos bastidores das gravações de Criminal Minds.

São em momentos como esses que Steffan e Marc compreendem o valor do trabalho em conjunto. “Não é fisicamente possível escrever essa quantidade de música com tão alta qualidade e tão rapidamente”, disse Steffan. “É por isso que ter uma equipe como essa tem sido muito, muito bom.” E com a décima temporada de Criminal Minds se aproximando, Marc e Steffan estão animados para voltar para o estúdio e criar uma trilha sonora ainda melhor do que nos anos anteriores. Ambos os compositores disseram que eles estão “orgulhosos e abençoados” por fazer parte desta série tão bem recebida, e esperam que ela mantenha sua popularidade. “É meio que nosso sentimento querer torná-la melhor e melhor a cada temporada”, disse Marc sobre o seriado de sucesso. “Vamos mantê-lo no ar para sempre!”

Assistam à entrevista de Marc e Steffan Fantini sobre a trilha sonora do Season Finale da 9ª Temporada de Criminal Minds acessando o link abaixo.

http://www.cbs.com/shows/criminal_minds/video/3957A5DD-58F6-CC46-E3CC-F7667DC8F323/criminal-minds-the-music-of-the-season-9-finale/

Tradução: Thais Barbora N. Morais

Revisão e edição: Dayana Alves Coelho

Fontes: Enstars / Variety411 / CBS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s