Entrevista exclusiva com J.R. Richards e Jason Koiter

Para aqueles que tiverem a chance de assistir o novo EP 9×11 “Bully”, tome nota da música que toca durante os momentos finais do episódio. É uma faixa chamada “Precious stone” (pedra preciosa), escrita por JR Richards e Jason Koiter. Sentamos com JR e Jason para falar sobre seu processo de composição e como a música veio a ser incluída em um episódio de Criminal Minds. Primeiro, um pouco sobre eles. JR Richards é um cantor e compositor que ganhou fama no final dos anos 90 como vocalista da banda Dishwalla, conhecido por seu hit # 1 “Counting Blue Cars”. Nos últimos cinco anos, JR lançou um álbum solo e começou uma empresa de produção e gestão artística com sua esposa. Como JR, Jason também é um músico de longa data que passou vários anos em uma banda e está agora a trabalhando de forma independente em sua música. Jason está atualmente trabalhando como Coordenador de Pós-Produção em Criminal Minds. A Equipe de CM_SetReport sentou-se com JR e Jason esta semana.

tumblr_inline_mxnxbf0VqJ1qme199 (1)

CM: Você pode falar um pouco sobre quando você começou na música e por que você entrou nesse ramo?

Jason Koiter (JK ): Eu tenho tocado música durante toda a  minha vida. Eu comecei com o piano quando eu tinha seis anos de idade, comecei a ter aulas e estudar piano aos oito ou nove anos. Ao longo do caminho, eu peguei uns instrumentos, o maior foi a bateria quando eu tinha uns 12 anos e depois guitarra quando eu tinha uns 14 anos . Eu sempre quis tocar em uma banda e eu sempre quis fazer rock and roll. Eu fiz o meu melhor para que isso acontecesse. Então eu comecei uma banda quando eu tinha 17 anos e fiquei com essa banda por cerca de nove anos, uma banda chamada Martyrs and Poets, e acabamos aqui (Los Angeles). Nós tínhamos um acordo e nos mudamos para fora e depois da banda se desfazer, eu passei a fazer shows por contrato em eventos. Um cara aqui chamado Barry Squire que faz um esforço para reunir bandas na indústria e eu consegui trabalho por intermédio dele. Eu fiz isso por pouco tempo com um artista chamado JT Hodges . Em seguida, pouco depois que eu comecei esse show, um amigo em comum meu e de JR , um guitarrista chamado Trace Ritter, contactou-me porque JR tinha falado com ele sobre a formação de uma banda juntos para o projeto solo de JR. Eles me chamaram e eu me uni a eles e foi assim. Fizemos isso durante uns dois anos . A banda eventualmente terminou, mas JR e eu ficamos em contato e…

J.R. Richards (J.R.): Nós temos trabalhado em algumas coisas juntos.

JK: Sim, nós escrevemos algumas coisas uns anos atrás e ficamos em contato. Claro, eu tinha um monte de filhos, a vida ficou louca, mas ficamos em contato e decidimos, novamente,começar a escrever juntos. Estamos trabalhando em algumas coisas e eu acho que isso nos traz até hoje. Essa á mais ou menos a minha história, eu acho, desde o início até agora.

J.R.: Eu era o vocalista/compositor de uma banda chamada Dishwalla, que foi uma grande banda nos anos 90 e início dos anos 2000. Eu lancei meu primeiro disco solo em 2009, após a banda se separar, e eu estava procurando um tecladista e através de um amigo em comum nosso, foi como eu conheci Jason. Então, Jason viajou comigo em turnê por alguns anos, trabalhou com isso, e uma vez que o ciclo álbum acabou mantivemos contato. Então, nós escrevemos um pouco junto ao longo do tempo, quando temos tempo, nós dois somos muito ocupados. Então, mais recentemente, escrevemos algo e a canção chamada “Precious Stone” acabou por funcionar muito bem para este episódio de Criminal Minds. Ela funcionou perfeitamente. E assim, aqui estamos.

CM: E há quanto tempo você vem fazendo música? A sua vida toda também?

J.R.: Toda a minha vida. Família Musical. Estudei piano. Estudei ópera por um tempo. Eu estou em uma banda desde que eu tinha nove anos. Eu assinei com a gravadora A & M em 1993.

JK: Caramba! São quase 20 anos!

J.R.: Um longo período de tempo. Então, eu sempre estive com grandes gravadoras. Eu não tive um emprego de verdade, desde então, realmente. Agora, eu continuo fazendo música, mas também tenho uma produtora com a minha esposa, Min, chamado Reid Richards Productions. Fazemos desenvolvimento do artista, mas eu também estou produzindo albuns agora. Acabamos de produzir alguns albuns e agora é realmente interessante estar do outro lado. Produzimos os artistas também. Mesmo fazendo tudo isso, eu ainda gosto muito de escrever. Escrever é realmente o que há de melhor. É divertido ser capaz de ligar para Jason e dizer: “Ei, cara, você tem algum tempo livre?” É estranho, na verdade, sentar  em uma sala juntos. Na verdade, esta última música que escrevemos foi por meio de conversas telefônicas e envio de sessões através da internet um para o outro. Eu abro as mensagens e é como: “Jesus, você tem estado ocupado, Jason.”

JK: Eu também.

JR: Foi uma colaboração interessante trabalhar em uma música e foi a única maneira de conseguirmos escrever juntos porque vivemos algumas horas de distância. Além disso, nossas vidas são muito ocupadas com família e tudo mais. Então, foi como, “Hey, nós ainda podemos fazer isso” e fazer coisas legais.

JK: Isso foi realmente a primeira vez em que nos encontramos cara a cara desde que começamos esta última rodada de composição. Nós temos nos falado e trocado mensagens por alguns meses e até agora não nos vimos durante esse tempo todo. É meio doido!

J.R.: Conversando quase todos os dias, ao ir trabalhando no material.

CM: Como interferiu no processo o fato de vocês não estarem cara a cara?

J.R.: Bem, eu esqueço o quanto ele é alto.

JK: É um pouco mais desafiador. A única coisa que eu tenho notado, nós realmente falamos brevemente sobre isso nos últimos dias, isso tudo faz com que as coisas sejam um pouco mais complicadas, porque se você estiver em uma sessão juntos e você está em um estúdio de gravação em conjunto, ao mesmo tempo, no mesmo lugar, às vezes há um pouco de sinergia que ajuda, e que nós não tivemos dessa vez. Ainda assim, em geral, foi um processo muito suave.

JR.: Deu realmente muito, muito certo.

JK: Nós não estávamos atirando no escuro. Funcionou muito bem. Mas às vezes você pode ter um pouco de emoção de ir a um estúdio do qual estava ausente este tempo só porque ele era , “Ok, eu vou trabalhar, envie pra cá, checa isso pra mim, reuna seus pensamentos, trabalhe . ”

J.R.: É fácil pegar a estrada sozinho, às 4 da manhã, mas o outro cara pensa: “Você sabe, eu provavelmente teria lhe parado cerca de 10 minutos para isso.” Portanto, há um monte de monitoramentos que fazemos um com o outro, se estamos na mesma sala. É um pouco mais lento. Fui por alguns caminhos que Jason provavelmente teria me impedido de seguir. ”

JK: Da mesma forma, também.

J.R.: Mas isso é bom. Enviamos muito um para o outro porque não temos realmente certeza, pois não estávamos na sala juntos. “Eu fiz isso, mas eu tenho essas sete variações diferentes porque você pôde gostar mais de algumas delas.” Então leva um pouco mais de tempo, mas ainda funciona. Se você considerar dirigir menos indo e voltando, provavelmente toma menos tempo.

JK: Ele foi notavelmente tranquilo em todas as etapas, foi ótimo. A tecnologia definitivamente ajudou. Transferências de arquivos e tudo mais. Eu estava tão preocupado em não ser capaz de abrir uma sessão ou a existência de erros ou falhas ou qualquer outra coisa, mas nada disso aconteceu.

JR: Jason é ótimo, pois nós dois somos engenheiros ProTools muito radicais, considerando o mais atualizado software para gravação de áudio e mixagem, por isso não há confusões. “Porque eu tentei fazer isso com outras pessoas e você não acreditaria no que já aconteceu. Como, “Eu não consigo abrir isso de jeito nenhum.” Um pouco de interferência ali. Mas, do ponto de vista técnico, nós fomos capazes de resolver, o que é legal. Você [Jason] é uma das poucas pessoas que eu sei que posso fazer tudo isso.

JK: Oh, legal!

1482769_690134414364643_690792640_n

CM: Em relação à TV e colocar músicas na TV, eu vi que você [JR] teve algumas outras canções em outros shows também. Como é o processo de fazer isso acontecer? Quem você chamaria se alguém quisesse fazer isso?

JK: É, provavelmente, muito mais diferente para você do que para mim.

JR : É diferente , porque você vê muito vindo da outra parte, em termos de você decidir sobre quais músicas você vai usar. E é difícil, porque se você não está escrevendo uma música especialmente para aquela cena , às vezes é uma merda! Você tenta e diz: ” Ei, isso vai servir para alguma coisa”, e você espera que sirva. Eu fiz as duas coisas. Houve canções que eu escrevi especificamente para a cena, mas , neste caso, já estávamos escrevendo uma música , por isso meio que já íamos por esse caminho e você espera que sirva para o show, mas você simplesmente não sabe . Às vezes você pode escrever em uma determinada vibração. Certas canções funcionam melhor para a TV ou para o cinema do que outras. E o material que é um pouco mais despojado, como o início da música, é muito despojado. É apenas guitarra acústica e vocal, esse material é realmente propício para estar na TV, especialmente em montagens porque você não está exagerando, a menos que você queira mais rock ou o que seja. “Porque é mais sobre o vocal e uma vibe e você quer ser capaz de ouvir o que a pessoa está dizendo ou cantando, porque está combinando com o que está acontecendo emocionalmente com um dos personagens. Por outro lado, às vezes você escreve uma música e há um supervisor de trilha sonora que diz: ” Oh, eu amo essa música, eu já ouvi. Isso funcionaria perfeito nessa cena, porque há uma sinergia lá. ”

JK: Eu realmente, ao longo dos anos, tive bastante sucesso com o licenciamento musical. Foi uma das poucas coisas em que minha antiga banda realmente era boa ou tinha muita sorte. É engraçado como isso acontece. Tivemos editores que conhecemos em um show. Acho que foi em Kyle XY, que foi um show da ABC, e nosso baixista era amigo de um dos editores que gostavam da nossa música e quando fizemos edição juntos, jogamos uma de nossas músicas lá no meio das outras e, claro, quando os produtores ouviram, o escritor e diretor ficaram como, ” Oh , isso é ótimo , vamos manter isso!” Então essa é uma maneira de se fazer isso, ou é um caminho que tem sido feito, devo dizer . Nós também contratados com empresas de licenciamento de música. Na verdade, trabalhamos com uma grande empresa chamada June Street com a minha antiga banda mais de 10 anos atrás, e eles eram estritamente uma empresa de licenciamento. Eles tinham um catálogo extenso e um monte de contatos para supervisores de música, etc. Eles realmente distribuem CDs de mix e você terá suas músicas jogadas nessa mistura. As pessoas vão dizer: “Queremos uma canção de rock mid-tempo” eles vão montar uma compilação e enviá-la para supervisores de música ou a um produtor.

JR: Eles vão dizer: “Queremos um vocal feminino, faixa acústica, na qual mencionem a palavra rosquinha (donut),” então eles enviam um par de coisas.

JK: Ou: “Queremos uma música que é sobre a morte ou uma música que é sobre perda ou uma música que é sobre a felicidade.” Há todos os milhões de parâmetros que saem no mix. Então, isso é uma outra maneira que nós temos de chamar um pouco de atenção, ou foi assim no passado com vários projetos.

JR : É interessante porque não há muitas de maneiras nos dias de hoje de aparecer e se divulgar como um artista. Desde que rádio não existe mais, há muita concorrência. Conseguir coisas na TV ou em um filme é um grande negócio. É uma grande ferramenta de marketing. É um bom caminho a percorrer. Lembra-se do filme American Pie ? Eu estava na Interscope, que é um subgrupo de Universal e Universal possuía tudo e foi um filme da Universal, mas era um daqueles filmes onde foi alguém fazendo um favor a alguém gastando alguns dólares para fazer alguma coisa, e eles realmente não levaram esse filme a sério. E eles estavam tentando obter o licenciamento para o filme e procurando todos os maiores artistas daquele momento e todas essas pessoas estavam pedindo muito dinheiro e eles não tinham o orçamento e disseram: “Ei, você estaria interessado em entrar? Estamos fazendo uma análise deste filme e ele é só um filme qualquer. Veja se você gosta e, se você estiver interessado, talvez escreva uma canção para ele. Este é o orçamento.” Não era muito dinheiro e, então, fomos lá e vi o filme e é meio estranho porque você está assistindo o filme e, obviamente, era para ter alguma música, mas ela não está lá. Mas eu me lembro de sair da exibição: ” Gawd , esse foi um filme muito estúpido”, mas eu ri pra caramba o tempo todo. Foi brilhante. E assim voltamos e escrevemos uma canção para ele e no dia seguinte a apresentamos e eles disseram : “Ótimo, adoro!” E colocaram no filme. E a próxima coisa de que nos lembramos, é um disco de ouro. Foi um grande filme, e por isso, foi um sucesso enorme.

JK: A trilha sonora foi muito bem.

JR: E da próxima vez, a Universal reconheceu que este era um jeito legal de se atuar e se fizéssemos um outro filme queremos os nossos próprios artistas na Universal, e não qualquer dos nossos subgrupos. Mesmo que fosse uma trilha sonora bem sucedida, eles não deixariam nenhuma  banda fazê-lo a menos que fossem Universal. Era tudo muito político. Enfim, era uma coisa de marketing excelente e tivemos uma grande oportunidade. Isso foi legal.

Capa do single "Precious stone", canção incluída na trilha sonora do episódio 09x11 - Bully.

Capa do single “Precious stone”, canção incluída na trilha sonora do episódio 09×11 – Bully.

CM: Em relação à essa música, “Precious Stone,” como é que isso surgiu? Qual foi a idéia por trás dela?

JR: De um ponto de vista lírico, imaginei estar em momentos com pessoas que você gosta e tentar manter o foco no que é importante. Eu sei, cresci em uma família disfuncional, como todo mundo, tenho certeza, onde as pessoas não necessariamente se dão bem ou se  olham olho no olho e você pode passar a vida inteira virando as costas para o outro e não conseguir deixar para trás coisas estúpidas com que ficou chateado no passado. Reunidos. Percebendo o que é realmente, realmente importante e precioso.

JK: Então, obviamente, quando o roteiro do Ep. 9×11 [“Bully”] saiu, havia essa coisa toda com a Blake e seu pai e seu irmão e eu era como, uma lâmpada.

J. R.: Isso poderia funcionar para isso.

JK: Eu liguei para JR e eu estava tipo, “Ei, cara, isso é uma louca coincidência. Vamos explorar isso um pouco mais. “Ele leu o script …

JR.: Jason é tão educado. “Tudo bem, se eu talvez levar isso até os roteiristas e o diretor e mostrar-lhes que temos uma canção que poderia realmente se encaixar bem nisso?” Eu fiquei meio como [brincando], “Éhh…”

J.K: [brincadeira] “… eu retorno para você.” Exatamente.

J.R: Jason é o músico mais legal que eu já conheci, por sinal. Você é como a pessoa mais agradável para se estar perto.

J.K: Ah, continue. Obrigado!

J.R: Alguns outros caras eu quero jogar para fora da janela do ônibus de turnê.

JK: Oh, sim. Eu tive alguns companheiros de banda com que me senti da mesma maneira, mas eu nunca faria isso porque eu sou muito bonzinho.

J. R.: Em silêncio pensando sobre, planejando.

JK: É. Oh, oops, apenas alongamento. Ah, não. Sim, então isso é “tipo” como tudo meio que se encaixou.

J.R.: Isso é como o show é realmente, no entanto. Porque foi a vida real que nos levou até lá. Isso não é engraçado? É por isso que tudo funciona.

JK: Exatamente. Isso é, definitivamente, verdade.

CM: Então, o episódio em que a sua música “Precious Stone” está vai ao ar quarta-feira. E ele vai estar disponível para download esta semana?

J. R.: Sim. Saiu agora. Você também pode pesquisar por Jason Koiter ou JR Richards, você vai ver aparecer lá. É “Precious Stone,” JR Richards com Jason Koiter.

CM: Disponível no iTunes?

J.R: Disponível no iTunes em 72 países hoje mesmo.

Muito obrigado pessoal por terem vindo e conversado com a gente. Assista ao show hoje à noite para ouvir a canção, “Precious Stone.” Você também pode fazer o download no iTunes aqui:

https://itunes.apple.com/us/album/precious-stone-cm-version/id777719271

Siga J.R. and Jason on Twitter:

@JRRICHARDS

@JKoiterMusic

Para saber mais sobre novos projeots de J.R. check o website:

http://www.reid-richards.com/

Fonte: CM_SET REPORT

Tradução: Dayana Alves Coelho 

Deixe um comentário

